Rinoplastia: Equilíbrio, funcionalidade e naturalidade

Vamos falar sobre rinoplastia? Primeiramente você sabe em quais casos ela é indicada? Quais técnicas são utilizadas? Ou qual o tempo de duração desta cirurgia? Iremos te esclarecer esses e outros questionamentos.

Pacientes que possuem insatisfação em relação ao formato natural do nariz, são os que mais optam por esta cirurgia de correção estética. Suas possibilidades de composição são inúmeras, é possível alterar a forma, o tamanho, dar projeção à ponta do nariz, e até diminuir a giba óssea (osso do nariz). Esta cirurgia muitas vezes está associada a outros procedimentos nasais, como a correção do septo e a turbinectomia (retirada de parte dos cornetos nasais – popular carne esponjosa).

As técnicas da rinoplastia consistem basicamente em dois grupos:

  • Endorrinoplastia-  Abordagem com incisões apenas dentro do nariz. Com essa técnica consegue-se tratar pequenas alterações de forma nasais e também seu posicionamento no rosto.
  • Exorrinoplastia-  Técnica aberta onde é feita uma pequena incisão na base do nariz, entre as narinas, e na parte interna de cada narina. Esse método pode ser utilizado em todos os tipos de nariz, para corrigir ou reestruturar sem perder o padrão estético.

Para que a cirurgia possa ser realizada é necessário que o desenvolvimento facial do paciente já esteja concluído, isto ocorre por volta dos 15-16 anos de idade.

O procedimento pode durar de duas horas e meia a quatro horas e meia, isso vai depender de cada caso. Passada a cirurgia o paciente é liberado do hospital após 24 horas, o resultado final pode ser visto em um ano.