Em algum momento na vida você vai precisar usar uma cinta modeladora, seja para ajustar sua postura, reduzir as medidas do corpo ou para auxiliar no período pós-operatório de alguma cirurgia.
Os modeladores são indicados após procedimentos onde existe a liberação da pele da musculatura, isto ocorre em cirurgias como a lipoaspiração, abdominoplastia, tratamento de mamas masculinas, (ginecomastia) ou em outros tipos de cirurgias.
A peça atua comprimindo a região para evitar a flacidez da pele, esse resultado de modelação ocorre através de uma compressão gradual da derme em direção ao centro e adere onde a gente gostaria de localizar, deixando a paciente menos flácida.
As cintas também são indicadas no pós-parto e até durante a gravidez, sendo que nesse caso sua tarefa não é modeladora.
Nestes períodos a cinta exerce a função de:
Dar mais segurança para que a paciente mantenha
a estrutura corporal no lugar.
Ajudar a pele que foi descolada em uma cesária a aderir a musculatura localizada abaixo da gordura.
Após uma cesárea também existe a liberação do tecido da pele da musculatura, assim como a musculatura do abdômen da mulher fica bastante flácido e distendido pela própria progressão da gestação.
Para quem usa as roupas modeladoras com o objetivo de reduzir as medidas do corpo, fica um alerta: A cinta modeladora em si, somente a cinta tem uma eficácia temporária sobre a modelagem do corpo da paciente. Ela diminui um pouco a quantidade de líquido que fica em baixo da pele que fica na gordura, entretanto se o paciente não tiver uma reeducação alimentar e não praticar atividades físicas para que o peso diminua de uma forma homogênea, ao retirar a cinta, temporariamente e gradativamente as medidas irão retornar a sua posição original.