1. Gostaria de realizar uma cirurgia plástica. Como devo me preparar?
A primeira coisa a fazer é encontrar um bom cirurgião plástico. Seu médico deve ser membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Você pode efetuar uma busca pelo nome no site da Sociedade para saber se seu médico é um membro cadastrado. Importante também conhecer a equipe que trabalha com seu médico e se o hospital onde será realizado o procedimento tem a estrutura necessária.
2. Qual a diferença entre cirurgia reparadora e estética?
Os procedimentos em cirurgia plástica são divididos em duas áreas: cirurgia reparadora e cirurgia estética. São exemplos de cirurgias reparadoras as cirurgias de correção de lábio leporino, as reconstruções faciais e de membros e as cirurgias que visam corrigir danos causados por acidentes, traumas, queimaduras etc.
Cirurgias estéticas têm como principal motivador o desejo de embelezar uma área do corpo. São exemplos a lipoaspiração, o implante de próteses de silicone e a aplicação de Botox®.
3. Qual o tipo de anestesia usada em cirurgias plásticas?
Pode ser local, peridural, ou geral, a depender do procedimento e de cada caso. A aplicação de Botox® é o único que não requer anestesia.
3. Tenho menos de 15 anos. Posso fazer uma plástica de nariz?
Não. Você deve aguardar até ter pelo menos 15 anos completos para se submeter a uma plástica de nariz (rinoplastia). Antes disso, as estruturas do nariz não estão completamente formadas.
4. Meu filho pequeno tem orelhas de abano. Qual a melhor idade para se realizar uma cirurgia corretiva?
A partir dos seis anos de idade, a orelha humana se encontra quase que totalmente formada, e uma cirurgia de correção das orelhas de abano pode ser feita com sucesso, evitando possíveis constrangimentos à criança.
5. Os efeitos de uma aplicação de Botox® são permanentes?
Não. Uma aplicação de Botox® dura entre 4 e 6 meses, em média. Aplicações continuadas são necessárias para efeitos de longo prazo.
6. Após um implante de silicone ou uma cirurgia de redução das mamas, eu poderei amamentar?
Sim. A amamentação só é prejudicada em casos de grandes reduções mamárias, mas na maioria dos casos a mulher poderá amamentar normalmente. Consulte seu médico para saber qual o melhor procedimento para você.
7. Próteses de silicone são seguras?
Sim. A prótese que se usa hoje em dia é um envelope de silicone texturizado cheio de gel coeso, ou seja, se a prótese se romper, o gel não extravasa. Desde março de 2012, todas as próteses de silicone destinadas a implantes mamários no Brasil também precisam ter um selo do INMETRO.
8. Qual o tamanho da prótese de silicone que será usada na minha cirurgia?
O volume da prótese varia de acordo com as proporções e características corporais e as expectativas de cada paciente. O tamanho da prótese será discutido entre médico e paciente, que chegarão a um acordo antes do procedimento. Saiba mais sobre o implante de prótese mamária aqui.
9. Acabei de dar à luz. Posso fazer uma Plástica de Barriga?
Não. Você deve aguardar pelo menos seis meses para que o organismo se recupere antes de se submeter a uma plástica de barriga.
10. Após fazer uma plástica de barriga, poderei engravidar?
Desde que se respeite o tempo necessário para que o corpo se recupere. Em média, os médicos recomendam aguardar dois anos pelo menos antes de engravidar. Geralmente, a abdominoplastia (plástica de barriga), é realizada após todas as gravidezes, para que os resultados da cirurgia não sejam perdidos.
11. A plástica de Barriga é indicada para ex-obesos?
Sim. A abdominoplastia é uma das cirurgias mais indicadas para pessoas que perderam muito peso, e geralmente é feita junto com outras cirurgias corretivas, como a Braquioplastia (Plástica dos Braços) e a Plástica das Coxas. Para manter os resultados, é preciso evitar novo ganho de peso.
12. Qual a diferença entre Lipoaspiração e Lipoescultura?
A Lipoescultura é um procedimento semelhante à Lipoaspiração. A diferença é que, durante a Lipoescultura, o cirurgião retira gordura de uma área, aspirando-a, e, logo em seguida, enxerta esta mesma gordura em outra região do corpo que precisa de um maior preenchimento, como por exemplo os glúteos, sulcos da face, lábios etc.
13. A lipoaspiração elimina celulite?
Não. A lipoaspiração elimina gordura localizada resistente a dietas e exercícios físicos, mas não é indicada para eliminar a celulite.
14. Posso fazer uma lipoaspiração junto com uma plástica de barriga?
Sim. A lipoaspiração pode ser realizada em conjunto com outras cirurgias, entre elas a plástica de barriga, para um melhor resultado final. Converse com seu médico para saber qual a melhor opção para você.
Outras dúvidas? Entre em contato.