Quando se fala em termos relacionados a cirurgia plástica fica um pouco difícil para quem não é da área dizer de imediato do que se tratam alguns deles, quer um exemplo? A Otoplastia é responsável pelo que? Pensou e não veio com exatidão a resposta? Não tem problema, iremos tirar suas dúvidas! Se usarmos uma expressão popular como “corrigir orelhas de abano” você logo terá uma ideia sobre qual é a função da Otoplastia. Justamente! Esta cirurgia plástica tem como finalidade realizar uma mudança na aparência das orelhas do paciente, podendo ser estética ou reparadora, compreendendo reconstruções totais ou parciais.
A orelha de abano possui causas congênitas, presentes desde o nascimento e durante o desenvolvimento das pessoas, características como essas interferem diretamente no bem estar de crianças e adultos, recorrer a Otoplastia pode ser a garantia do resgate da autoestima. A cirurgia pode ser feita em crianças, a partir dos seis anos de idade, ela apresenta um alto nível de segurança e eficiência, com período de recuperação curto e indolor, desde que sejam seguidas as recomendações médicas.
A cirurgia dura em média 1hora e meia, sem intervenção, a anestesia é local, sempre com sedativos. Durante o procedimento, as orelhas são reposicionadas, ficando mais próximas da cabeça. Após o procedimento, o paciente deve utilizar uma faixa especial na cabeça, mantendo as orelhas no lugar durante três semanas, evitando que elas se “abram” demais após a cirurgia. Os resultados do procedimento são duradouros, o pós-cirúrgico é simples, dentro de aproximadamente um mês será possível voltar ao trabalho, usar óculos e dormir de lado.