Os fios de sutura são compostos de ácido poli-láctico com cones ou ganchos acoplados, que promovem uma sustentação do tecido onde são colocados. Por serem de material absorvível, não apresentam os mesmos riscos dos fios anteriores (fio russo, fio de ouro, etc), que podiam migrar e ainda causar complicações como formações de granulomas de corpo estranho. Além do efeito de tensão e melhora da flacidez, o material também estimula a regeneração do colágeno, melhorando o aspecto final da pele, promovendo um benefício duplo.
Os fios de sutura absorvíveis são aplicados por meio de duas agulhas no local desejado para o efeito “lifting”. Previamente é realizada uma anestesia local apenas nos pontos de entrada e saída da agulha. É um procedimento realizado em sala de procedimento adequada, sem necessidade de cortes cirúrgicos ou sedação.
Em geral, para a colocação de 2 fios, são necessários 30 minutos de procedimento. Ao final, o paciente pode voltar às suas atividades habituais. Os fios apresentam uma duração em torno de 18 a 24 meses. Depois disso, a técnica pode ser aplicada novamente conforme a necessidade do paciente.
O local mais comum de aplicação é na porção inferior do rosto, e região do “bigode chines”, e geralmente são realizados para postergar a necessidade do lifting facial cirúrgico.
Outros locais que podem receber a aplicação dos fios são: maxilares, sobre as sobrancelhas para um efeito de lifting do supercílio, pescoço, dentre outras.
A técnica dos fios absorvíveis é um procedimento desenvolvido para uso em adultos. É especialmente recomendado para mulheres ou homens que sentem-se incomodados com o excesso de pele decorrente do processo de envelhecimento cutâneo. Não é indicado para casos em que a flacidez de pele é excessiva, pois nesses casos o resultado sera muito pequeno, sendo o tratamento de escolha o lifting cirúrgico.
É adequado a todos os tipos de pele, mas contraindicado quando a pessoa possuir alergia a algum componente do fio.
Após o procedimento com a sutura, o local manipulado pode apresentar leve inchaço ou edema, pequeno hematoma local e eritema ou vermelhidão, que desaparecem em poucos dias e que podem ser cobertos com maquiagem. A pele, exceto pelos pontos de entrada e saída dos fios, não é lesionada, pois a aplicação é interna, no subcutâneo. Pequenas dobras de pele podem ocorrer pelo efeito lifting imediato da técnica, mas que também se acomodam ao longo de poucos dias.
Durante a semana após o procedimento não é indicado realizar esportes com contato físico nem realizar cirurgias dentárias ou tratamentos faciais.
Resumindo, os fios de sutura absorvíveis apresentam-se como uma nova opção para o tratamento temporário para aqueles pacientes com flacidez cutânea pequena a moderada, e que não querem realizar um procedimento cirúrgico no momento.
O retorno pode ser imediato. Os pontos de anestesia poderão gerar pequenos hematomas mas que poderão ser disfarçados com maquiagem em 24 horas.
Em casos de suspensão evitar movimentos faciais contra a tração como abrir muito a boca, massagear a pele, fumar, deitar sobre os fios…
Atividades físicas estarão liberadas desde que não haja trauma local ou impacto.
Cuidados básicos de higiene para evitar infecção local.
Quando são utilizados fios de tração o resultado é imediato, podendo em casos de maior acúmulo de pele na elevação, levar cerca de 15 dias para acomodação total dos tecidos.
Nos casos de melhora na qualidade da pele, o efeito poderá ser notado após 2 meses geralmente.
Em torno de 6 a 8 meses, porém a fibrose gerada em torno de cada fio ainda irá manter o resultado gerado.
Em torno de 12 meses.